terça-feira, 15 de março de 2022

Um quadro e uma frase


E uma história real.

Quadro bem representativo destes momentos de desolação que estamos a viver. Tenho pena de não o expor.  Do face book de LUÍS SOARES DE OLIVEIRA. Quanto à frase de André Malraux, não me parece bem real, como genérico que não se aplica a todos nós, por muitas lágrimas que choremos, mas que a tal TAMARA de LEMPICKA, (cujo quadro se encontra na Wikipédia), merece de certeza.

LUIS SOARES DE OLIVEIRA:

14 h  · 

ELES DISSERAM
«Artista não é aquele que cria, é aquele que sente.»

André Malraux
Refugiados, Wikipedia

1919

COMENTÁRIOS

Alexandra Madeira Ferreira: A autora é Tamara de Lempicka, 1937. Também ela uma refugiada polaca em Paris.

Luis Soares de Oliveira: Alexandra Madeira Ferreira obrigado pela informação.

 

NOTAS DA INTERNET:

«Tamara de Lempicka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tamara de Lempicka, nascida Maria Górska, (Varsóvia16 de maio de 1898 — Cuernavaca18 de março de 1980) foi uma notável pintora art déco polaca.

Nascida numa família abastada da Polónia, seu pai era um advogado e sua mãe uma socialite. Estudou num colégio interno em Lausana (Suíça). Em 1916 casou-se com o advogado Tadeusz Łempicki (1888-1951) em São PetersburgoRússia.

Ficheiro: Poster of a Tamara de Lempicka Exhibition in 2004, in West End, London, 1-030.jpg

Exposição Tamara de Lempicka, Londres, 2004

Durante a Revolução Russa em 1917 seu marido foi preso pelos bolcheviques, mas - com intervenção da jovem esposa - foi liberado pouco tempo depois.

Após o episódio, o casal transferiu-se para Paris, onde Maria adotou o nome "Tamara de Lempicka" e estudou sob a tutoria de Maurice Denis e André Lhote. Com um talento natural, progrediu rapidamente e, por volta de 1923, já expunha seu trabalho em importantes galerias. Tamara desenvolveu um estilo único e ousado (definido por alguns como "cubismo suave"), que resumia os ideias do modernismo de vanguarda da art déco.

Sua primeira grande exposição teve lugar em Milão em 1925, tendo pintado 28 novas obras em seis meses. Rapidamente tornou-se uma das mais importantes artistas de sua geração, pintando membros da nobreza europeia e socialites.

Tamara foi também uma notável figura boêmia parisiense, tendo conhecido nomes como Pablo Picasso e Jean Cocteau. Famosa por sua beleza física, era abertamente bissexual e seus casos com homens e mulheres causavam escândalo à época. Na década de 1920 esteve associada intimamente com mulheres lésbicas e bissexuais em círculos de artistas e escritores, como Violet TrefusisVita Sackville-West e Colette. Divorciou-se de seu marido oficialmente no ano de 1927.

Tamara imortalizou em vários quadros sua filha, Kizette: Kizette em Rosa de 1926; Kizette na Sacada de 1927; Kizette Dormindo de 1934; Retrato da Baronesa Kizette de 1954-1955 etc. Em outros quadros, as mulheres retratadas tendem a parecer Kizette…………»

 

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