segunda-feira, 22 de abril de 2019

A não perder


Sobre o texto de Salles da Fonseca, eu só lembro o poema de Eugénio de AndradeUrgentemente – ainda que pareça não vir a propósito, excepto no significado de urgência: É urgente permanecer – daí que seja urgente reconstruir, segundo o modelo do apelo de SF: E que tal chamar gente sabedora em vez de deixarem as decisões aos políticos ou a técnicos que desconhecem o local?

Urgentemente
É urgente o amor
É urgente um barco no mar

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos, muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
Eugénio de Andrade (1923 – 2005), in "Até Amanhã"



HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO22.04.19

ENG. MORENO FERREIRA
QUEM É E O QUE DIZ
Para além de portos, pontes, igrejas e edifícios de habitação, o Eng. Marcelo Moreno Ferreira, projectou e executou nas décadas de 1950/1970 em Moçambique grandes obras de engenharia, algumas delas hoje ícones nacionais moçambicanos como é o caso da famosa

FOTO: ESTAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO DA BEIRA.

Duas obras suas constam da publicação da Ordem dos Engenheiros "100 obras da Engenharia Portuguesa no século XX".

Das condições actuais da Beira e sua envolvente:
Foi por decisão de Marcelino dos Santos que, por receio de ataques inimigos, se destruiu o mangal na zona da Praia Nova, se autorizou a construção de casas (precárias) onde era o mangal e na própria Praia Nova, encerrando um curso de água;

MAPA: Zona destruída associada ao ciclone Idai.

A Praia Nova invadida por habitações (FOTO pós Idai)

Antes da independência, a municipalidade ia gradualmente eliminando os bairros degradados em redor da cidade;
À altura da independência, o sistema de saneamento da Beira era dos mais modernos de Moçambique.
Sobre se os esporões ao longo da praia na Beira foram construídos naquela posição (oblíqua) para conter as areias face à corrente do Rio Pungue no tempo das cheias, ficámos a saber que a corrente que faz o transporte das areias é chamada de deriva litoral. Na Beira ocorre de NE para SE, por isso a maioria dos esporões entre o Macuti e a Ponta Gea estão assim orientados para conter as areias dessa deriva. A areia que alimenta este troço costeiro da Beira vem do Rio Zambeze, a 300 km de distância.
As descargas do Rio Buzi não influenciam a erosão na praia da Beira.
Quando a amplitude das marés específicas da costa moçambicana é de cerca de 7 metros (na costa angolana é de cerca de 4 metros), provoca movimentações de grandes volumes de água e por certo que também influencia a erosão ao longo da praia. Que sim, a Beira tem as maiores marés de todo o continente Africano, em 25 mil km de costa, a grande amplitude de marés na Beira provoca vários efeitos na costa.
(NOTA – desde a Foz do Rovuma à Ponta do Ouro, a costa moçambicana tem cerca de 2770 kms)
A Praia Nova foi criada no final dos anos 60 para receber a areia das dragagens do canal de acesso ao porto e armazenar areia para posteriormente servir para fazer aterros na cidade bem como o prolongamento dos cais no porto, assim reforçando a função dos esporões sem interferir com o mangal. Os excedentes das dragagens eram vendidos para aterro e para a construção (fabrico de betão, etc.).
E a questão é: - E que tal chamar gente sabedora em vez de deixarem as decisões aos políticos ou a técnicos que desconhecem o local?
Abril de 2019
Henrique Salles da Fonseca
COMENTÁRIO:
 Adriano Lima  22.04.2019  12:11: Por ter estado em Moçambique de 1971 a 1974, aquela terra conquistou o meu coração. Por acaso, mais do que Angola, por onde também andara, uns anos antes. Talvez porque em Moçambique, já mais velho, a beirar os 30 anos, o meu olhar sobre as coisas fosse mais envolvente, apreendendo a realidade humana numa dimensão outra. Com este texto, o Dr. Salles da Fonseca mostra-nos que também não lhe foi indiferente a terra moçambicana, por onde sei que também andou. Está aqui uma informação de utilidade para quem quiser estar a par da reconstrução do que a natureza devastou na cidade da Beira e toda a província. Desconhecia que as marés em Moçambique são as de maior amplitude em todo o continente. Oxalá sigam o conselho aqui deixado: chamar gente sabedora para ajudar na reconstrução. O eng. Moreno Ferreira estará disponível? É provável que sim. Fui à net pesquisar e verifiquei que em 2015 almoçou na Beira com o presidente do município, apresentando-se na fotografia da notícia em boa forma física. Não posso deixar de registar a minha admiração pela variedade dos temas abordados neste blogue e pela forma suave e simultaneamente profunda como são tratados.



Nenhum comentário: