sábado, 27 de abril de 2019

Fala quem sabe


Realmente, as populações das colónias, em que eu me incluo, foram muito ceguinhas relativamente aos espaços onde se fixaram. Sabíamos que pertencíamos a um povo pequeno que outrora cometera feitos valorosos, como se ensinava nas escolas, mais, é certo, a história, a geografia e a fauna e flora e as vias férreas e os afluentes das duas margens dos rios da nação mãe, do que os mesmos dos espaços colonizados, tirando as capitais e alguns genéricos, como por exemplo, o nome das ilhas dos arquipélagos que nos pertenciam e pouco mais. Lembro-me, sim, do meu pai, a preparar-se para um concurso de Fiel de Armazém, e a estudar distritos e circunscrições e pormenores tremendos que lhe fizeram obter o primeiro lugar. Mas acreditava piamente naquilo que eu própria ensinava e não punha em dúvida que a nação dilatada devia ser religiosamente conservada. Tive dois maridos e um cunhado que foram chamados a cumprir, o cunhado acompanhado da mulher, lá no norte de Moçambique, donde depreendi que não era tão grave assim, embora fosse na condição de médico, mas foram obrigados a entregar a filhita aos avós, na Zambézia, e isso magoou-nos. O meu segundo marido fizera a guerra em Angola, mas raramente falava nisso. Cumprira, como paraquedista e bem assim um primo seu. Dos colegas dos tempos do liceu, sabia de alguns, mais abastados, que se escusaram à tropa e à guerra de África, fugindo para França e outros países da sua devoção, donde, provavelmente, contribuíram para o agudizar desse problema das descolonizações, espertos e cultos que eram. E traidores. Mas só mais tarde vim a saber dos intelectuais, que, também instalados e bem, nas colónias, escaparam à guerra e conspiravam contra a pátria. Mais tarde quando tudo aconteceu. Caiu o Carmo e a Trindade, eu tinha cinco filhos, e a hecatombe que nos caíra em cima fez-me publicar um livrinho em 74, “Pedras de Sal”, dividido em duas partes – Antes do Golpe e “Depois do Golpe”, de diferente dimensão crítica que saíra, pouco antes do “Sete de Setembro” expressivo das reacções de quem não podia calar a voz inútil. Tempos!
Continuei a não calar, é certo, a mesma voz inútil, mas sinto prazer quando encontro vozes que também não se calam, mesmo quando tudo está perdido, e o país reduzido não pode mais erguer-se, apesar dessas vozes. Uma delas é a de Salles da Fonseca, sincero e leal e, provavelmente menos artilhado do que os seus dois comentadores, mais ou menos oponentes, a quem a frieza e a objectividade críticas dão outra amplitude aos acontecimentos. Prefiro a “cegueira”, que não cede.

 Henrique Salles da Fonseca
 26.04.19 
Em Abril de 1970, na minha recruta na EPI-Escola Prática de Infantaria, em Mafra, testemunhei (sem perceber do que se tratava) a incorporação de Cadetes que até então viviam no estrangeiro.
Muito mais tarde, já a tropa cumprida, percebi que se tratava de exilados políticos cuja missão passaria a ser a infiltração do Exército naquilo que seria a desmoralização progressiva das forças militares que Moscovo não conseguia, pela guerrilha, vencer em Angola e em Moçambique.
Eles estavam politizados; nós, não.
Como teria sido se nós estivéssemos politizados; o que se comemoraria actualmente?
Não por certo a manutenção das colónias mas certamente algo de bem diferente das desgraças por que quase todos eles passaram.
E nós, por cá?
Talvez não tivéssemos que afirmar que o 25 de Abril foi um golpe de Estado comunista executado por militares ingénuos que de política nada percebiam ou que, pelo contrário, estavam super-politizados no sentido de entregarem as colónias portuguesas ao Império Soviético.
Não teríamos talvez tido que esperar pelo 25 de Novembro de 1975 para dizermos que só então é que a democracia ficou assegurada, não teríamos talvez assistido à destruição da malha produtiva nacional, teríamos certamente tido a oportunidade de avançar resolutamente para uma política coerente de desenvolvimento e bem-estar em vez de andarem por aí aos gritos de propaganda menos balofa do que teria sido conveniente.
Se nós estivéssemos politizados, não sei como teria sido mas do que não tenho dúvidas é que teria sido muito diferente do que não comemoro em Abril.
Abril de 2019          Henrique Salles da Fonseca
COMENTÁRIOS:
 Henrique Salles da Fonseca  26.04.2019  12:59: Sorry mas em desacordo sobre alguns pontos. Se o Salazar não se tivesse agarrado ao poder e, ressequido e casmurro, não se tivesse colocado numa cegueira total sobre o problema Ultramarino que, como já então se via pelos exemplos Belga, Francês e Inglês, não tinha outra solução que não descolonizar a tempo e horas; se o Marcelo tivesse sido um político esclarecido e corajoso e tivesse tomado medidas com os militares que o apoiavam, nada do que aconteceu se teria provavelmente passado. Os militares deram aos políticos, em África, o tempo suficiente para que eles resolvessem o problema. Não o fizeram e é claro, quem se lixou fomos nós todos. Para passar a um regime democrático e civilizado tivemos que apanhar com o PREC, com o desmantelamento da débil economia nacional, com uma descolonização que nos fechou as portas do entendimento com as ex-colónias etc. Que Moscovo, no quadro da geopolítica internacional minava o sistema já todos sabiam. Razão, por isso, para lhes tirar o tapete debaixo dos pés a tempo e horas. Essa ideia da Nação una e indivisível da Europa até Macau só dá vontade de rir. Sempre me interroguei como isso ia sendo possível à medida que tudo se agravava. E falo com conhecimento de causa porque não só estive no Ultramar no serviço militar como, por razões profissionais, percorri África de lés a lés, ao longo da vida, incluindo as nossas antigas colónias. E viva a liberdade de expressão de pensamento, viva o sistema democrático e a Europa a que pertenço. Abr. Jorge Gaspar de Barros
 Adriano Lima  26.04.2019  16:29: É de importância fulcral esta interrogação do Dr. Salles da Fonseca: “Como teria sido se nós estivéssemos politizados; o que se comemoraria actualmente?”
Bem, se estivéssemos politizados, não apenas em 1974 mas a começar uns anos bem atrás, ter-se-ia provavelmente reflectido sobre a impossibilidade de continuar a querer manter a posse das colónias à força das armas. E obviamente o resultado teria sido procurar negociar uma solução política, sem a pressão dos acontecimentos, como aconteceu em 1974 e 1975, com o ónus ainda de um poder revolucionário pouco coeso.
Estava eu em Moçambique em Abril de 1974, a completar dois anos de permanência numa zona de combate, com a noção plena da inutilidade que fora a nossa acção ao longo de todo esse tempo. Durante o período da guerra colonial, não houve qualquer evolução nas nossas condições materiais (ao nível do armamento e equipamento) para ao menos criar-se um diferencial de poder qualitativo entre nós e o inimigo (de então). Basta dizer que a maior parte das baixas que sofríamos ocorriam em actividade logística (colunas de reabastecimento). As forças militares tinham de percorrer entre 80 e 100 kms para as funções de reabastecimento ou então para reduzir a distância entre os estacionamentos e as zonas onde eram lançadas acções ofensivas. Ora, ao inimigo bastava semear nos itinerários minas anticarro para retardar as nossas deslocações. Isso implicava (para nós) pesquisar permanentemente a presença de minas ao longo dos deslocamentos, às vezes com sucesso e outras não, o que ocasionava rebentamentos e perdas de vida. Se cada batalhão pudesse contar com 5 helicópteros, os riscos nos deslocamentos terrestres teriam caído para valores irrisórios e o rendimento e a eficácia da nossa actividade operacional e logística atingiriam expressão bem diferente.
Mas não, o poder político estava convencido de que enquanto houvesse carne para canhão (e militares obedientes), a coisa ir-se-ia aguentando. No fim, perante um inevitável descalabro militar, por absoluta impossibilidade de fazer melhor, o poder político atribuiria a responsabilidade ao exército, ou seja, aos militares.
O resultado foi, de facto, a lamentável descolonização que houve, sem plano e à pressa, o que, quanto a mim, é uma mancha na nossa honorabilidade política e militar. Mas atribuir as culpas a gente infiltrada nas fileiras militares é demasiado breve e simplificadora, embora alguns desses submarinos tenham tentado cumprir o seu “papel”, até 25 de Novembro, como sei por experiência própria.
Mas, voltando à premissa inicial, se a nação tivesse sido convenientemente politizada, de modo a induzir as melhores decisões ao poder político, provavelmente o país e as colónias teriam outras datas e outros motivos para comemorar. Milhares de mortes teriam sido evitadas e as economias de todos os envolventes não teriam conhecido as disrupções que houve.
Ainda assim, há quem pense que o desfecho poderia ter sido bem pior, se não fôssemos, ao fim e ao cabo, povos moderados nos nossos comportamentos e nas nossas acções. Conseguiu-se, apesar de tudo, salvar o nosso relacionamento com as colónias, havendo condições para se pensar que a lusofonia só não ganhará maior amplitude se não quisermos. Agradeço ao Dr. Salles da Fonseca a oportunidade que deu para o diálogo amigo e sincero entre todos.


Nenhum comentário: