terça-feira, 16 de abril de 2019

Como se fosse um objecto qualquer



Quando acendi a televisão, alertada para o desastre, estava o pináculo da catedral de Notre-Dame a despenhar-se, como coisa sem valor, como outra coisa qualquer, a lembrar o “não sou nada” da condição de tudo o que é ou está. Salles da Fonseca escreveu o seu título – “L’OCCIDENT EN DEUIL” e pôs a foto do pináculo a disparar para o seu precipício, coisa terrífica de contemplar. Creio que sim, que estamos en deuil, e não só “l’ Occident”, sendo perda irreparável para “le monde entier”. E, sem fotos, transcrevo os dados de uma maior aproximação à l’ église de Notre-Dame”, que já Victor Hugo vivificara através do seu corcunda Quasimodo e o filme da Walt Disney também, que a televisão apresentou em tempos. Por isso, por não colocar no meu blog a sinistra imagem do pináculo a ser catapultado, lembrei-me de registar parte da história da catedral de Notre-Dame que a Wikipédia nos transmite. Com devoção. E relembro, como homenagem, parte do poema de António Gedeão “Pedra Filosofal” sobre o significado do sonho humano transformado em tantas coisas, entre as quais o “pináculo de catedral”, como esse que vi voar pelos ares em direcção a um nada, que gente poderosa vai, certamente, ajudar a refazer.

 HENRIQUE SALLES DA FONSECA
A BEM DA NAÇÃO, 16.04.19
FOTO do Pináculo da Catedral de Notre-Dame

 TEXTOS DE APOIO:
1 - Catedral de Notre-Dame de Paris
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Catedral de Notre-Dame de Paris (em francês: Cathédrale Notre-Dame de Paris ou literalmente em português, "Catedral de Nossa Senhora de Paris") é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo, situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitectura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior.
A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao tecto, pináculo e rosáceas. O acidente tem causas ainda desconhecidas.
2 - PEDRA FILOSOFAL
… Eles não sabem que o sonho / é tela, é cor, é pincel, / base, fuste, capitel, / arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia, / máscara grega, magia, / que é retorta de alquimista, / mapa do mundo distante, / rosa-dos-ventos, Infante, / caravela quinhentista, / que é cabo da Boa Esperança, / ouro, canela, marfim, / florete de espadachim, / bastidor, passo de dança, / Colombina e Arlequim, / passarola voadora, / pára-raios, locomotiva, / barco de proa festiva, / alto-forno, geradora, / cisão do átomo, radar, / ultra-som, televisão, / desembarque em foguetão / na superfície lunar. …

Nenhum comentário: