quarta-feira, 24 de abril de 2019

Cesário Verde em trinta linhas


A proposta de participação numa antologia da Chiado Editora sobre um escritor do nosso agrado, fez-me lançar em entusiástica tentativa esta manhã, num café propício, em vez de sobre a leitura do Público, sobre o verso de uma factura-recibo do Pingo-Doce, por falta de caderno propício, onde “curti”, a alinhavar registos do meu amor por Cesário, que em casa transpus para o Word, enviando o texto, a seguir, para a CHIADO EDITORA. De lá costumam responder-me de seguida, aceitando a minha participação, mas desta vez não o fizeram, donde deduzo que não aceitaram o texto. Como gosto de Cesário, amor antigo, ponho o texto no meu blog, que me fez reviver “curtições” de aulas como de tese de licenciatura, em admiração que nunca morreu.

CESÁRIO VERDE
Passeaste pelas ruas da cidade,
Cantaste o sol dos campos e os pomares
Descreveste movimentos e as misérias,
Sordidezes da vida e as claridades
Os mendigos, as miladys, os contrastes.
O velho professor pedindo esmola,
A velha suja pedindo um cigarro,
No clarão das luzes do teatro,
As cenas picarescas, o teu humor sombrio
Procurando o apaziguamento no absinto.
A engomadeira tísica cantarolando,
Os calceteiros rudes batendo a calçada
Os anais da história dignificando, na memória,
O passado que o presente envileceu,
As marés de fel da dor humana,
A espraiar-se na amplidão do mar de breu.
Quanta beleza soubeste traçar,
Em quadros de magia e autenticidade
Quanta harmonia, quanta solidão
No teu desenho de compasso e esquadro,
No compasso do teu caminhar!
Bravo! Cesário, que tão jovem
Deixaste o mundo do teu deambular,
Não sem antes o teres preenchido
Com tanta beleza pintoresca
Tanta sensibilidade principesca!
Português de lei, eu te agradeço,
Por seres maior entre os maiores,
Morto tão jovem mas já sem idade
Que o teu “Livro” marcou de eternidade.

PS - Afinal, recebi hoje - 25/4  pelas 20 horas, a informação de que o texto foi seleccionado.


Um comentário:

AJS disse...

Muito bom! Devias escrever mais poemas! E já agora parabéns por ter sido aceite pela Chiado Editora.

Beijinhos