sábado, 10 de outubro de 2020

A Maria Eduarda enviou


Por email. Tenho a minha irmã doente e o texto chegou como uma oração revisitada na evocação do “Cantico delle Creature”, que estudara no italiano arcaico, e copio no italiano moderno, fornecido pela Internet, (a par do arcaico, em umbro). Agradeço à Maria Eduarda Vassallo o bonito presente. São belas as palavras do Papa Francisco, estendendo a fraternidade universal a todo o irmão Homem, e não só aos tristes ou moribundos, como fez o santo de Assis, a par do resto das criaturas universais. Sem apelar para uma fraternidade totalitária, generosa como a de Francisco de Assis ou de solidariedade humana como a do Papa Francisco, direi apenas, neste momento, egoisticamente: «Lodato sii o mio Signore, per la mia sorella, “chiara preziosa e bella”. Non voglio perderla.»

 

OPINIÃO

Para uma busca da Fraternidade: a lição de Francisco

Desassombrada, ideológica no que define como horizonte de procura, a nova encíclica do Papa Francisco é o texto que todos os Seres Humanos deviam ler nos próximos dias.

PAULO MENDES PINTO

PÚBLICO, 7 de Outubro de 2020

É de fraca regularidade a redacção de textos que de forma significativa produzam alterações na Humanidade. Francisco (nome papal de um cardeal que decidiu ir à figura fundadora dos Franciscanos buscar significado para um programa de direcção da Igreja Católica), que já antes marcara a sua visão para o Mundo através da Laudato Si, oferece-nos agora um novo exercício pleno de profundidade, uma encíclica que nos retira do ruído do momento e nos conduz a um mergulho no essencial.

Num gesto altamente simbólico, no sábado dia 3 de Outubro, o Papa Francisco deslocou-se a Assis e assinou aí a encíclica Fratelli Tutti. Retoma, não apenas o fundador dos Franciscanos na sua dimensão de relação com o mundo natural e criado por Deus, parte do sentido da Laudato Si, como a aprofunda no sentido resultante dessa ecologia: o sermos todos Irmãos. À tão repetida declaração do santo de Assis, “Irmão Sol” e “Irmã Lua" [1], o Francisco do séc. XXI retoma o de há oitocentos anos para afirmar todo e qualquer humano como nosso Irmão. E para esta afirmação, o Sumo Pontífice recupera no início do seu novo texto o episódio da visita que o medievo seu homónimo fizera ao Sultão Malik-al-Kamil, em pleno séc. XIII, num tempo de tremendas guerras religiosas; nesta nova encíclica, no ponto 3, o Papa Francisco recorda:

Na sua vida [de Francisco de Assis], há um episódio que nos mostra o seu coração sem fronteiras, capaz de superar as distâncias de proveniência, nacionalidade, cor ou religião: é a sua visita ao Sultão Malik-al-Kamil, no Egipto. […] Aquela viagem, num momento histórico marcado pelas Cruzadas, demonstrava ainda mais a grandeza do amor que queria viver, desejoso de abraçar a todos. […] Francisco foi ao encontro do Sultão com a mesma atitude que pedia aos seus discípulos: sem negar a própria identidade, quando estiverdes ‘entre sarracenos e outros infiéis (...), não façais litígios nem contendas, mas sede submissos a toda a criatura humana por amor de Deus’. No contexto de então, era um pedido extraordinário.” [2]

Mas este texto agora difundido é também um toque à reunião de todos os Homens de Boa vontade, recuperando, sem traumas nem exclusivismos, a máxima Iluminista da Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Tal como Tolentino Mendonça nos recorda de forma clara no seu texto desse mesmo dia 3 de outubro na Revista E (revista do Expresso), “E da tríade Liberdade, Igualdade, Fraternidade, as nossas sociedades integraram as duas primeiras, mas deixaram de fora a Fraternidade.” [3]

Com este texto, cheio de referências cristãs e católicas, Francisco consegue o pleno no exercício da quadratura do círculo ao construir uma visão integradora, humanista que vai ao encontro, que se irmana, dos valores da Modernidade e do Iluminismo.

Desassombrado, ideológico no que define como horizonte de procura, este é o texto que todos os Seres Humanos deviam ler nos próximos dias. A sua visão simples e transversal, diríamos que natural, é o Alfa e o Ómega das relações, ou a coragem de ir ao fundamental: a Fraternidade como unificação e como afirmação do amor pelo próximo, pelo vizinho, qualquer que seja a escala dessa vizinhança (no limite, somos todos vizinhos nesse grande condomínio que é o planeta Terra).

Juntando simbologias que aqui se unem na já referida dimensão das ideias perfeitas que junta as gentes da Boa Vontade, recordo Patti Smith no seu recente O Ano do Macaco: “Não existe hierarquia. É esse o milagre do triângulo. Não há topo, nem base, nem lados para escolher. Põe de lado os rótulos da Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – e substitui cada um deles por amor. Percebes o que quero dizer? Amor, Amor, Amor. Cada ponta com o mesmo peso, abrangendo a totalidade daquilo a que chamamos a nossa existência espiritual. [4]

Se desígnio humanista houvesse no nosso ensino, então, num dia a ser acertado, por exemplo, no dia 16 de Novembro, "Dia Internacional da Tolerância”, em todas as turmas, de todos os anos, em escolas públicas e privadas, este texto deveria ser lido e comentado na primeira aula do dia. Como não cristão, veria este gesto como um importante contributo para a cidadania.

Não é utopia. É política na mais profunda forma de tentar alterar o mundo. Para Francisco, na sua Teologia simples e profunda, a Fraternidade não é só a base comum que resulta de uma Criação única e una, como é o fim, o desígnio do convívio, do devir da História e das relações humanas, das vizinhanças, a única base que pode ter a justiça. A Fraternidade é o princípio e o fim.

[1] Francisco de Assis, “Cântico das Criaturas

[2]http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html#_ftnref5
[3] Tolentino Mendonça, “Todos Irmãos”, Revista E, Ed. 2501, 3/Outubro/2020, p. 98
[4] Patti Smith, O Ano do Macaco, 2020, p. 94

TÓPICOS

RELIGIÃO  IGREJA CATÓLICA  PAPA FRANCISCO  HUMANIDADE  TEOLOGIA  AMOR

COMENTÁRIOS:

AJ Marrachinho INICIANTE: Texto excelente, apelando à divulgação da encíclica Fratelli Tutti, bem como a também fundamental Laudato Si, documentos extraordinários de humanismo, consciência cívica e compreensão do nosso papel no mundo em que vivemos e viverão os nossos vindouros. O nosso futuro comum depende muito de pensamentos aprofundados, potenciadores de reflexão conscienciosa, habilitando cidadão a compreender melhor o mundo em redor, incluindo os ecossistemas e as dinâmicas e interdependências das comunidades humanas, vectores decisivos para uma Vida condigna, mais justa, mais solidária e mais feliz. Daí a importância de ensaios, liderança e bons exemplos nos domínios da ecologia, da sustentabilidade e da Fraternidade. 07.10.2020

DemocrataXXI EXPERIENTE: A importância da voz de Francisco, é em primeiro lugar para os fiéis e hierarquias da sua igreja, que trazem muito os três pilares na boca e pouco no coração. O Vaticano e as correntes ultra-conservadoras da igreja, que em seu nome, discriminam as mulheres, as minorias LGBT, o dever de educação cívica e se associam invariavelmente a partidos de direita, que pugnam muito pouco, pelos fraternos mandamentos. Os três pilares, estão no coração dos homens do bem, que por acaso, podem professar uma qualquer fé, embora a meu ver, a probabilidade seja aqui bem mais reduzida, porque os dogmas das religiões, assim o obrigam 07.10.2020

Notas da internet

1 - Fratelli Tutti: Declaração da Pax Christi Internacional sobre a nova encíclica do Papa Francisco

Out 9, 2020 Uma base para promover a teologia e a prática fiel da não-violência

Lisboa, 09 Out 2020 (Ecclesia)A Pax Christi Internacional escreveu uma nota sobre a nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, onde realça que o documento é uma base para promover “a não-violência num mundo violento”.

“Este documento oportuno enfrenta as realidades de um mundo polarizado, violento e injusto no meio da crise mundial da pandemia COVID-19 e visualiza uma nova forma de avançar para um futuro mais justo, pacífico, igual, esperançoso e não-violento”, lê-se na declaração da Pax Christi Internacional datada de 06 de outubro.

No início do documento, o Papa Francisco descreve o “normal injusto”, com as suas estruturas económicas, políticas, sociais e tecnológicas interligadas, “que dividem os privilegiados de milhares de outros, incluindo os empobrecidos, os migrantes, as mulheres, os doentes, os idosos”, sublinha.

O papa Francisconão se limita a descrever a realidade do mundo injusto”; ele responde-lhe com “temas-chave fundamentados numa visão espiritual primordial, que é também a base da ética universal da não-violência: que todos os seres em todos os lugares estão interrelacionados”.

Na «Fratelli Tutti» o Papa Francisco reitera “a inadmissibilidade da pena de morte”, mas talvez ainda de “grande envergadura é a reflexão sobre a guerra, que acreditamos ir mais longe do que qualquer encíclica papal na história”. A Pax Christi Internacional e a sua Iniciativa Católica de Não-Violência estão “enormemente gratas pela visão do Papa Francisco de tal mundo, que ele compartilha desde o início do seu papado”.

«Fratelli Tutti» oferece uma base para promover a teologia e a prática fiel da não-violência, conclui.

 

2 -Il CANTICO DELLECREATURE

Cantico di San Francesco

Altissimo, Onnipotente Buon Signore, tue sono le lodi, la gloria, l'onore e ogni benedizione.

A te solo, o Altissimo, si addicono e nessun uomo è degno di menzionarti.

Lodato sii, mio Signore, insieme a tutte le creature, specialmente per il signor fratello sole, il quale è la luce del giorno, e tu tramite lui ci dai la luce. E lui è bello e raggiante con grande splendore: te, o Altissimo, simboleggia.

Lodato sii o mio Signore, per sorella luna e le stelle: in cielo le hai create, chiare preziose e belle.

Lodato sii, mio Signore, per fratello vento, e per l'aria e per il cielo; per quello nuvoloso e per quello sereno, per ogni stagione tramite la quale alle creature dai vita.

Lodato sii mio Signore, per sorella acqua, la quale è molto utile e umile, preziosa e pura.

Lodato sii mio Signore, per fratello fuoco, attraverso il quale illumini la notte. Egli è bello, giocondo, robusto e forte.

Lodato sii mio Signore, per nostra sorella madre terra, la quale ci dà nutrimento e ci mantiene: produce diversi frutti, con fiori variopinti ed erba.

Lodato sii mio Signore, per quelli che perdonano in nome del tuo amore, e sopportano malattie e sofferenze.

Beati quelli che le sopporteranno serenamente, perché dall'Altissimo saranno premiati.

Lodato sii mio Signore per la nostra sorella morte corporale, dalla quale nessun essere umano può scappare, guai a quelli che moriranno mentre sono in peccato mortale.

Beati quelli che troveranno la morte mentre stanno rispettando le tue volontà. In questo caso la morte spirituale non procurerà loro alcun male.

Lodate e benedite il mio Signore, ringraziatelo e servitelo con grande umiltà.»

 

Um comentário:

AJS disse...

Olá Mãe,

Estou certo que a Tia com o teu apoio e carinho vai superar este momento mais complicado.
Um beijinho de muita força para ambas