quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Noblesse oblige

 

Julgo que tem razão, MEC, nas suas afirmações sobre os motivos das escolhas dos candidatos americanos, e só ele, de facto, para ter a coragem de expor, com tal simplicidade matemática, a sua tese: Os que não querem isto (Biden), embora condenem aquilo (Trump), votam neste último para inviabilizar o primeiro. Ou vice versa. Nenhum dos candidatos parece fiável, mas não há terceiro.

Quanto a mim, Trump é irracionalmente desprovido de maneiras, mas não é cínico. O outro, Biden alinha na via do cinismo, que é o de uma democracia pretensamente humanitária, que tornará o mundo palco de mais desordem, caso venha a ser eleito. Segundo as sondagens, isso vai acontecer. E tenho pena.

Quanto aos bons escritores, lá como cá. As vozes cépticas não fazem farinha.

CRÓNICA ELEIÇÕES EUA 2020

Só cantam em coro

Com tantos bons jornalistas e bons escritores, onde estão aqueles que lamentam a tremenda falta de qualidade de Donald Trump e Joe Biden?

MIGUEL ESTEVES CARDOSO

PÚBLICO, 21 de Outubro de 2020

Aconteça o que acontecer nas eleições americanas, uma coisa é certa, tão certa como deprimente: ou Biden ou Trump vai ganhar. Se não ganhar Biden, ganhará Trump. Se não ganhar Trump, ganhará Biden. Em vão se procura uma terceira alternativa. Não há. Pior: da parte de quem votará Trump há cada vez mais milhões que votarão só para ajudar Biden a perder.

Já da parte dos eleitores de Biden, é cada vez mais difícil encontrar quem vote nele por ser ele – e não só por não ser Trump. Se fôssemos cidadãos dos EUA seria menos ou mais deprimente ver tantas pessoas com boas cabeças e bons corações a tentarem convencer-se que um dos dois candidatos não é mau de todo?

Pela primeira vez na vida vejo-me aflito para encontrar vozes cépticas na imprensa americana: vozes distantes e sardónicas, escritas a pensar num tempo maior do que as urgências eleitorais. Com tantos bons jornalistas e bons escritores, onde estão aqueles que lamentam a tremenda falta de qualidade dos dois candidatos?

Onde estão aqueles envergonhados pela escolha? Aposto que privately deve haver poucos colunistas que não contradigam o que escrevem, abominando Trump e Biden com o mesmo fôlego. Mas de que servem esses desabafos a quem se limita a ler o que escrevem? Nas ditaduras é que impera essa hipocrisia sobranceira que consiste em dizer uma coisa ao pobre do povinho e outra aos privilegiados dos amiguinhos.

“Quando Biden estiver na Casa Branca, falamos.” Será assim que se justifica quem agora cede à conveniência, à cobardia e à simplificação? Ou nem isso?

Colunista

TÓPICOS

OPINIÃO  ELEIÇÕES EUA 2020  DONALD TRUMP  JOE BIDEN  AMÉRICA  ESTADOS UNIDOS  EUA

 

COMENTÁRIOS

Jose Amadeu: INICIANTE: É exactamente o contrário do que diz. Da parte de quem votará Biden é que há cada vez mais milhões que votarão só para ajudar Trump a perder. Aposto que anda por aí algum odiozinho de estimação dos antigos ...

A2 INICIANTE: Biden é gago, perdeu um filho e tem outro filho com problemas, e essas fragilidades tornam-no mais humano. Por que não escolheram os democratas Elizabeth Warren, Kamala Harris ou Bernie Sanders? Bem, Kamala está na corrida, e é óptima. E Biden é o mais consensual entre os democratas. Ter sido escolha de Obama também lhe dá alguma vantagem.

Nenhum comentário: