terça-feira, 20 de outubro de 2020

Interlúdio musical

 

Foi o que me sugeriu este trecho de Miguel Esteves Cardoso, que trata de um vendaval diferente, (embora também destruidor, contado, todavia, em tom prazenteiro e sadio) daqueles a que temos sido sujeitos ultimamente, num mundo tenebroso de picardia, que nos quer tirar a esperança no futuro da nossa Terra e dos que amamos e nos irão suceder. Por isso lhe peguei, um texto alegremente agarotado, na simplicidade e isenção habituais das suas opções temáticas. Um descritivo sóbrio mas vivo, do que deve ter sido bem assustador e incómodo, mas que, afinal, nos divertiu.

Acabei de ver uma série de fotos enviadas por João Sena, por email, com o título “Otoño en Argentina”, de um esplendor paisagístico impressionante, que serve de corolário pinturesco ao texto de MEC.

 OPINIÃO

O Outono roubado

O Outono tinha a obrigação de ser uma estação com identidade própria mas pronto, se este ano não lhe deu para aí, ao menos que sirva de buffer zone entre o Verão e o Inverno.

MIGUEL ESTEVES CARDOSO

PÚBLICO, 20 de Outubro de 2020

É noite. Ouve-se um estrondo. Foi arrombada uma janela. É um intruso. Bate com a porta. Com toda a força. É malcriado. Parece que está em casa dele. Morremos de medo. Fugimos lá para cima. O barulho da chuva é como se chovesse cá dentro. Entramos no quarto. Chove lá dentro.

Foi a ventania. A janela escancarada parece encolher os ombros. Não pôde fazer nada. A casa é velha, construída num tempo em que as janelas eram só para os peneirentos. Foi a ventania que varreu a casa, batendo com as portas, a ver se nos entalava algum membro.

O que é que se passa? Estamos no Inverno ou quê? Ainda não passou um mês de Outono e já o IPMA está a puxar dos cartões vermelhos, furioso com o tempo. Será que é cedo para invocar o Verão de S. Martinho? Ponha, por favor, os cornos a Novembro e venha já.

O Outono tinha a obrigação de ser uma estação com identidade própria mas pronto, se este ano não lhe deu para aí, ao menos que sirva de buffer zone entre o Verão e o Inverno.

Estes vendavais não estão - como agora se diz - com nada. De onde vem isto do “não estar com nada"? Não será “não vão” ou “não se dão” com nada? Por causa destes vendavais e de outros que não há maneira de saírem das bocas do mundo o Verão de 2020 já parece o de 1942, com música do Michel Legrand e tudo.

Não gosto de Verões em que não sei que um banho de mar vai ser o último do ano. Qual foi? Nunca hei-de saber. Ainda não estava preparado para a escuridão. Ainda não estava apetrechado para o frio. Ainda não tenho fome às seis e meia da tarde.

Atrasem o mês!

TÓPICOS

METEOROLOGIA  OPINIÃO  CHUVA  IPMA  CLIMA  OUTONO  INVERNO

COMENTÁRIOS

DCM EXPERIENTE: Calma Miguel ,depois da tempestade vem a bonança que lhe permitirá substituir as janelas .      Armando Heleno EXPERIENTE: E eu que adoro o Outono. Aquela melancolia e serenidade são um encanto. E então se for no Alentejo? Ó amigos, quase desarvoro. Para já, acertei na escolha, apesar de Portugal estar na moda.      Carlos Casimiro da Costa INICIANTE: Obrigado por voltares ... porque todo o jornal está a cheirar Um bocadinho a mofo... Abraço      Fugo EXPERIENTE: A relatividade das coisas. Eu então anseio porque o mês de Outubro passe e chegue rapidamente o 13 de Novembro para ir, finalmente, de férias. Só espero que as possa gozar minimamente, sem ser demasiado manietado pela bicheza. E gosto muito deste tempo; o vento, a chuva, o nevoeiro, o fresco, os cheiros.       Fugo EXPERIENTE: As folhas caducas, o chão cheio delas, as castanhas assadas. estas este ano estão belíssimas. Choveu, abriram, e além disso estão a exportar menos. O melhor fica em casa. Aproveitemos.

Nenhum comentário: