quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Primando pela ausência

 

Bem longe estamos do “Ó mar salgado, / Quanto do teu sal / são lágrimas de Portugal… Agora, desfeito esse, temos um doce mar mais à porta, de que usufruíamos há pouco, conforme a cor da bandeira, e agora em expressão reduzida, por via das contingências viróticas, o que, naturalmente prejudica todos os que o amam para o prazer, como Maria João Avillez, que dele fala com saudade e ternura. E poesia também. Mas a sua férula – pesarosa no caso do mar - é temerariamente condenatória nos casos seguintes, de outras temáticas da sua – e nossa – reprovação: bem longe estamos, sim, além desse mar em falha, dos ideais de democracia tal como a conceberam alguns dos idealistas do passado - entre os quais se conta MJA – ideais em vias de extinção, naturalmente, como o mar de há pouco. E uma vez mais, o seu terçar armas por uma personalidade respeitável, que os da pujança política de hoje souberam, aparentemente, conspurcar, desaparecidos também os preceitos de uma educação, dantes, ensinada, e hoje, amordaçada.

Um fim previsível, na tristeza de uma época de mascarada mal convicta, que nos vai empurrando para o abismo – não dos mares de outrora, espaçosos, mas puramente desse, à nossa porta, pouco amável hoje, na tristeza desse fim: o do mar amigo à nossa porta,  o dos ideais políticos ou educativos, como aquele, em vias de extinção.

O fim da época / premium

E o peso “deste” fim de época? Os optimistas dirão que se trata de um intervalo num percurso de normalidade conhecida, os pessimistas, como eu, chamam-lhe fim de época: sem medo das palavras.

MARIA JOÂO AVILLEZ

OBSERVADOR, 23 set 2020

Já prestes a chegar, passada aquela curva mais íngreme quando se desce para a praia, a expectativa sobe na antevisão da cor da bandeira. O ritual repete-se de ano para ano: bandeira verde seria demasiado “whisful thinking”, talvez amarela? Mas céus, tudo menos a vermelha, mãe de todas as impossibilidades. Desta vez, porém, não havia bandeira no areal. E também já não havia toldos. Nem havia banheiros. A ausência dos toldos às riscas azuis e brancos, até ali sempre alinhados como soldados de um exército protector, fizera subitamente da areia um outro oceano infinito enquanto eu imaginava, no barracão da praia, uma montanha de riscas de pano já bem dobrados, até para o ano. Era o fim da época. Provavelmente, alguém avisara, mas não dera por isso, nunca deixo que o Verão me fuja ou me arrede dele, e mais uma vez partira afoita para o meu Atlântico – meu, do mesmo exactíssimo modo em que uns sapatos, ou um automóvel, podem ser meus.

O mar ali é fértil em susto e avaro de calmaria, mas paciência. Nunca foi de outro modo e já nos conhecemos há tanto tempo que julgo saber-lhe as correntes, os baixios e outros perigos. Costuma ter a cobri-lo uma tela de neblinas obstinadas e às vezes – muitas vezes – cachos de nuvens de um esbranquiçado espesso, que parecem misteriosamente ter ali estacionado para sempre. Paciência. Outra vez. Requiem por um dia Verão. Mas nos chamados “dias bons”, com os deuses de feição, o mar amável, a bandeira verde, os sentidos ficam de imediato alerta, pressentindo o dom. São dias mais raros e, por isso, sorvidos com volúpia. Poucas coisas conheço de mais totais, do que um banho de mar no Atlântico num dia azul de Verão e nunca por nunca ser qualquer outro mar – e sabe Deus como o Mediterrâneo me inspira – teve a primazia.

E nos dias “assim-assim”, faz-se de conta. São os de bandeira amarela, entalados entre a glória do Verão (o verde da bandeira) e o repúdio da temeridade, sinalizada pelo vermelho. Nesses dias, hesitamos entre a tentação e o receio do mar, traiçoeiro, dizem, e esperamos: talvez as águas sosseguem, ou o vento mude, ou… Anda-se a pé, dobra-se a esquina das rochas, ou vai-se até à lagoa, o mais manso refúgio para os esfaimados das ondas como sou. Mas não gosto dos dias de bandeira amarela, são incaracterísticos, de nem uma coisa nem outra, quase inócuos. (Lembram-me um coro de hesitantes, ou alguns vultos da República, sempre encostados ao conforto mole do “nim”, parecido com os muitos “mas” daquele amarelo praieiro e nem sei porque me lembrei disto agora.)

Mas seja qual for o humor ditatorial da bandeira, resta-me sempre, nesta praia ou nas outras daqui – e não se sabe qual a mais imperiosamente oceânica -, a certeza do cheiro a maresia, como se sabe, o mais inebriante dos cheiros. E se o Ruy Belo estivesse agora ao pé de mim, percebia muito bem isto da maresia e destas ondas. E de como pode ser absoluto o seu efeito sobre a “anima” de uma pessoa, ele que sentia como ninguém estas moradas atlânticas e tanto as procurava.

Mas agora já não há bandeira, nem toldos, nem banheiros. O Verão partiu, a praia é hoje uma imensa terra de ninguém, fustigada pelas arrebentações prodigiosas do equinócio. É o fim da época, com a fininha melancolia que a tinge. Deve haver poucas coisas tão tristes como o fim da época num lugar de Verão do qual se esteve (quase) como numa questão de vida ou de morte.

2 Tal como o Verão, aquilo que prezamos como democracia estará também em fim de época? A liberdade, de pensamento e gesto, o Estado de Direito, a certeza da independência entre os seus três poderes, insubstituíveis traves mestras do regime democrático; o cumprimento da lei, a importância do Parlamento, o trânsito partidário, o poder do voto, o valor do debate, uma “media” com saúde democrática… Tudo isso, enfim, que nos educa para uma cidadania decente – e nos protege e defende -, parece estar nalguns países a atingir o seu prazo de validade com ameaçadora naturalidade. Admirável naturalidade, de resto, e por isso deixo aqui um caso, que a ser verdade, volta a radiografar bem a dimensão da ameaça. Ocorreu no México. Eu sei que é longe e pouca intimidade temos com o país latino tão distante, mas o exemplo é bom. Foi protagonizado pelo seu Presidente, Manuel Lopez Obrador, em cuja eleição grande parte do país depositou as maiores esperanças, após décadas (demasiado) longas de ocupação do palco político pela direita. Pois bem: do dia para a noite, Lopez Obrador decidiu proceder a um “referendo” para que os mexicanos se pronunciem se sim ou não devem ser julgados os presidentes da República que antecederam Lopez Obrador no poder. São cinco, nenhum anda a contas com a Justiça, nenhum tem processos judiciais em curso ou, sequer, abertos. Segundo o que leio (El País) “cabem poucas dúvidas jurídicas sobre o impossível encaixe legal de um gesto destes. Numa democracia é a Justiça, os seus juízes e fiscais que tomam estas decisões. E não o poder executivo, nem o legislativo, nem as a votações populares”.

Que o acto é exclusivamente político, é verdade. Que um presidente tenha ousado semelhante ideia e avançado para a sua concretização, parece mentira. O México será muito longe, mas longe ou perto, as regras da democracia são únicas e as mesmas, o mau uso que delas se faz é que começa a rolar para os abismos. Isto, para variar das nossas poucas-vergonhas caseiras e já repararam como elas se tornaram sucessivas? Todos os dias há um novo episódio, como nas séries, mas infelizmente a nossa é péssima.

3. E o peso “deste” fim de época? Os optimistas dirão que se trata de um intervalo num percurso de normalidade conhecida, os pessimistas, como eu, chamam-lhe fim de época: sem medo das palavras, ou sabendo lidar com elas. O fim da “normalidade “ que era a nossa; do como éramos, fazíamos, escolhíamos e nos relacionávamos; o fim dos códigos que regiam esse mundo, onde, mais forte ou mais frágil, havia chão debaixo dos pés e há aqui qualquer coisa de quase apocalíptico com a qual vai ser preciso aprender a lidar. Aprender (literalmente) uma nova vida. O solo que pisamos hoje é deslizante e traiçoeiro, vive-se às apalpadelas, no escuro do desconhecido. Os mais racionais consolam-se com (excesso?) a esperança de uma vacina que “qualquer dia estará aí”, confiando até que o Inverno pode não ser tão madrasto quanto as previsões ou, até (!), que a energia vital da vida vencerá o medo e a dúvida. No entretanto, não se sabe com quem aprender estes dias, nem em que livros ler de que passarão a ser feitos. Ou a que fonte ir bebê-los.

Perguntas sem respostas, claro. Talvez seja melhor assim. Banir a curiosidade e dispensar a imaginação, em vez de antecipar  – mobilando-a – a nova época impressa globalmente no mundo, talvez não seja má ideia.

P.S.: Li e tive muito pena. Imensa pena. A carta enviada por um grupo de católicos ao Patriarca de Lisboa, por ter ele assinado um manifesto onde se fundamentavam as discordâncias quanto ao ensino da disciplina de Cidadania e da punição atribuída a dois alunos que deixaram de frequentar essas aulas, enferma do mesmo que aqui apontei há oito dias: o nível de irracionalidade e “inseriedade” que afecta hoje, ferindo de morte, qualquer debate intelectual e político. Segundo li no título de um jornal, D. Manuel Clemente e um outro Bispo estariam em má companhia nesse manifesto, porque os seus signatários são de extrema direita (quais?). No corpo da notícia já só seriam “alguns” (quais?). Haverá “justificação” mais à mão, mais corriqueira, mais inserida no ar do tempo, mais politicamente correcta, mais obsessiva e, claro, mais falsa? Ocasião desperdiçada. Mas pior: como católicos que se afirmam, escrevem e assumem, a figura de D. Manuel Clemente, o seu percurso, o seu exemplo, a sua cultura, não mereceriam a estes signatários uma confiança no seu critério e no entendimento dos actos que pratica? Ou seja, não hesitaram, em nome do tal ar do tempoesse sim, “sagrado” – em lhe passar um atestado de irresponsabilidade cívica, coisa muito feia. Quem esperava outro fôlego e melhor substância neste escrito católico, não se terá lembrado que a boa-fé e a seriedade moral e intelectual também podem estar em fim de época.

 

Receba um alerta sempre que Maria João Avillez publique um novo artigo.

NATUREZA  AMBIENTE  CIÊNCIA  DEMOCRACIA  SOCIEDADE  POLÍTICA  CIDADANIA

COMENTÁRIOS:

manuel soares Martins: Lá que é um fim é. Fim da época, fim do sistema, fim do paradigma... enfim, o fim da macacada.      Pedro J.: "...a boa-fé e a seriedade moral e intelectual também podem estar em fim de época." Que remate de texto tão poderoso. E a quem devemos esta queda na seriedade moral e intelectual na vida pública portuguesa, no Estado? Nos últimos 25 anos? A escumalha socialista tem grande parte da culpa mas o PSD não é isento. Consigo abrir uma excepção para Pedro Passos Coelho como Primeiro-Ministro.    antonyo antonyo: Muito bom, sobretudo o último parágrafo (para não dizer PS)...Luis Ferreira: Só estamos em fim de época porque quem vota se arregimentou à volta de partidos como se fossem a sua família. E à família perdoamos (quase) tudo, até ideias estúpidas que por vezes nos prejudicam, desde que esse familiar nos convença de que está a ser atacado... e hoje todos os partidos se dizem atacados! Ridículo.    Andrade QB: Talvez que a poesia seja a melhor companhia para a despedida. Esquece causas e culpados e convida ao abandono ao destino. Um remédio muito bem-vindo quando a adrenalina já não ajuda à protecção do perseguido. Infelizmente, tudo aponta para termos que agradecer a poesia deste artigo a Maria João Avillez. Manuel Magalhães: Bonito texto Maria João e onde se tocam assuntos de extrema importância, embora de forma suave mas... “à bon entendeur”...      bento guerra: Neste caso, verdadeira época viral    Gens Ramos: Este fim de verão, da forma que o descreve parece um pouco dramático; quando na realidade, esta beleza de “cá estar” continua a ser bem apetecível. A disciplina de C e D, não faz falta, por isso dela se fala. Maria Cordes: Claro que estamos em fim de época, M. J., com tudo o que sucede semanalmente, mas ainda mais, insidiosa e subterraneamente, i.é, sem transparência, para que ocorra, sem darmos por isso, cada vez mais parecidos com países do continente que mencionou, que conheci prósperos e relativamente seguros (México e Venezuela, que percorri, há algumas décadas). Nem o Professor Karamba consegue visualizar como é que isto vai acabar, nesta república.   Maria Nunes: É um prazer ler as crónicas de MJA, pelas belíssimas imagens que nos transmite e pela excelência do seu português.     Manuel Vilhena > Maria Nunes: Maria Nunes de acordo, mas, já agora, também pelo seu conteúdo. Adoro.    Maria Nunes > Manuel Vilhena: Concordo plenamente. Não mencionei o conteúdo por distracção. Todas as crónicas de MJA têm uma mensagem subjacente.

 

Nenhum comentário: