quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Crónica do tempo passado

 

Faço minhas as observações dos comentadores colocados no final - realmente os primeiros que comentaram a excelente crónica de JPP:

chagas_antonio EXPERIENTE: (No Barreiro não existem só arquivos: existe uma reserva de sabedoria e de participação cívica, que pode e deve ser explorada e aproveitada nos tempos difíceis que se avizinham. Obrigado pela lucidez, JPP. 03.10);  orion EXPERIENTE: (JPP será sempre lembrado pelas suas magníficas crónicas, ímpares nos jornais portugueses. Escreve com a memória de quem nasceu em 1948 e tem muito para contar. Desta vez, no fim da adolescência, entre o que cá chegava do Maio de 1968, a Guerra Colonial e o ocaso do Estado Novo. O Barreiro é mítico, acolhendo as hordas de camponeses que, desde os anos 30, começaram a engrossar o operariado, vindos do Alentejo e da exploração da terra pelos grandes proprietários. Foi desta forma que os efeitos da Revolução Industrial, tardiamente, chegaram a Portugal. E em finais da década de 60 já estava em modo frouxo. Muito bem, JPP).

Não foi só no Barreiro, contudo, que surgiram manifestações culturais enfeudadas á doutrinação marxista, preconizadores, talvez, do 25 de Abril. Também em Lourenço Marques tais manifestações se verificaram nos anos 60, com um cineclube e um teatro experimental com peças clássicas, e suponho que muitas reuniões clandestinas a apontar os novos tempos - sem fábricas embora, nem trabalhadores operários a exemplificar a doutrina …

OPINIÃO   - O meu primeiro Barreiro

Nessa noite, como nós não frequentávamos a “classe operária”, havia que ir vê-la ao Barreiro. E lá fomos para o barco.

JOSÉ PACHECO PEREIRA   PÚBLICO, 3 de Outubro de 2020

Nunca imaginei ir tantas vezes ao Barreiro como vou agora. As razões são mais ou menos conhecidas e têm que ver com o facto de dois armazéns do Arquivo Ephemera serem no Barreiro. Não apenas no Barreiro, mas em pleno território da CUF, depois da Quimigal e agora da baía do Tejo, atrás do mausoléu onde está sepultado (ilegalmente, aliás) Alfredo da Silva, e no meio de armazéns e ruínas de fábricas, oficinas e estranhos ofícios que lá se instalaram, como uma igreja evangélica, e vários ateliers de arte. Vou lá e estou bem lá, mas, voltando atrás, nunca imaginei “frequentar” o Barreiro como hoje. O Barreiro, se fosse uma pessoa, dir-se-ia que era um “carácter”, um portador de identidade, por boas e más razões, que não deixa ninguém indiferente, mesmo que esteja já muito “descaracterizado”, ou seja, estragado. Tem em cima do seu presente, um enorme passado e nunca é fácil viver com muita história em cima. A história não está só nas pedras, nas colunas de aço abandonadas, nos silos a desfazerem-se, nos terrenos poluídos, está dentro das pessoas, das famílias, das associações, das ruas e parques. Está no dístico da CUF, “o que o país precisa, a CUF faz”, está numa das melhores vistas do Tejo e de Lisboa, numa longa faixa ribeirinha, está em tradições únicas como a do esperanto, ou do futebol popular e operário.

Aí por volta de 1966, um pequeno grupo de amigos, estudantes de várias faculdades, “associativos” como se dizia, ou seja, opositores do regime, num período que nós ligamos ao Maio de 1968, mas que na realidade começou muito antes, interessava-se pela cultura que era duplamente do contra, contra o Estado Novo e contra a ortodoxia neo-realista. Isto incluía um outro cinema, uma outra literatura, uma outra música, mas, acima de tudo, uma outra vida. Nós pensávamos que era nova, mas na realidade era mais um remake de outros momentos anteriores em que houve mudança, ou pelo menos vontade de mudança. E isso implicava, como também sempre aconteceu, uma certa forma de vagabundagem que acompanhou esse pré-Maio, mais uma certa forma de libertinagem, e mais uma série de outras “agens” que não vêm aqui ao caso.

Não havia muito dinheiro, e a cidade, onde eu era estrangeiro, tinha uma geografia que nós próprios criávamos, desde a Cidade Universitária, ao Campo Grande, ao Saldanha, ao Rossio e à Praça da Figueira, e, por fim, nos sítios onde, junto de gente pouco frequentável, se podia comer por muito poucos escudos, na Rua da Alegria, ou na Rua do Alecrim. Uma geografia de cafés, restaurantes e tascos, que para mim era sempre escassa, porque vinha habituado a uma terra com cafés por todo o lado e onde por 2$50 se podia passar o dia, ler e escrever, e sobrava dinheiro.

Numa dessas noites, eu, a Diana Andringa e o Alexandre de Oliveira resolvemos ir ao Barreiro, já era noite escura. O Alexandre morreu cedo e não sei se a Diana se lembra como eu dessa noite, mas como nada de muito relevante para as nossas personae de hoje está em jogo, posso contá-la como me lembro. A razão por que resolvemos fazer essa viagem nocturna era porque o Barreiro era o Barreiro, o local mítico da classe operária, e como todos os esquerdistas in the making, a terra era simbólica da revolução que desejávamos, mas para a qual não tínhamos mão-de-obra, e duvidávamos sequer de ter a legitimidade de fazer parte dela.

Tenho ideia que não falámos muito no meio das luzes das torres das fábricas e do ruído industrial, numa paisagem que hoje quase não existe em Portugal, porque era uma experiência que nos tornava silenciosos. Se era para ver os operários, o que recebemos foi o pacote completo: o mundo da fábrica, de uma fábrica a sério, como não havia outra em Portugal, um mundo para nós tão estranho como Marte. O mundo era simples, no Barreiro havia não só operários, havia a “classe operária” e essa “classe” pertencia ao PCP. Anos mais tarde arrogámo-nos ao direito de a roubar ao PCP, sem nunca se ter grande sucesso. Verdade seja que as coisas já não eram como no mito, a CUF estava a mudar, ensaiava a primeira comissão de empresa, e o PCP no Barreiro já não era o que era, minado por velhos conflitos entre famílias comunistas, a tal ponto que muitos “controleiros” consideravam-no uma zona difícil, não porque houvesse poucos militantes, mas porque havia muitos e, como já disse antes, história a mais. E nessa noite, como nós não frequentávamos a “classe operária”, havia que ir vê-la ao Barreiro. E lá fomos para o barco.

A viagem de barco era belíssima, entre as luzes de uma margem e de outra, e, depois de chegados, a pé lá fomos ver a CUF, até à portaria de entrada dos operários do lado da cidade, e às voltas pelas ruas, percebendo muito bem porque uma se chamava “Rua do Ácido Sulfúrico”, porque cheirava a qualquer coisa cáustica. Tenho ideia de que não falámos muito no meio das luzes das torres das fábricas e do ruído industrial, numa paisagem que hoje quase não existe em Portugal, porque era uma experiência que nos tornava silenciosos. Se era para ver os operários, o que recebemos foi o pacote completo: o mundo da fábrica, de uma fábrica a sério, como não havia outra em Portugal, um mundo para nós tão estranho como Marte.

Quando nos cansámos, percebemos que não tínhamos sequer pensado em qualquer horário de regresso, mas conseguimos apanhar ou o último barco da noite ou o primeiro da manhã, já não me lembro. Mas tínhamos visto o Barreiro, como se fôssemos em peregrinação. Isto hoje pode parecer, a quem não viveu estes anos e estes momentos, insignificante ou trivial, mas foram estes que nos fizeram. E bem.  Historiador

TÓPICOS: HISTÓRIA  BARREIRO  INDÚSTRIA  CUF  PCP  TEJO  LISBOA

COMENTÁRIOS:

José tavaresINICIANTE: Alfredo da Silva está sepultado naquele local, como tanta outra gente, a única diferença é que os outros não estão assinalados nem têm mausoléu, é que ali era o velho cemitério do Barreiro. Provavelmente ninguém se lembrou de dizer isso a Pacheco Pereira o que o levou a pensar que o mausoléu poderia ser não legal.  04.10.2020   Conde do Cruzeiro INICIANTE: Um operário, é todo aquele que só tem como riqueza o que recebe pelo seu trabalho. Gente pobre, honesta, trabalhadora, apenas porque neste país a trabalhar ninguém fica rico. Causa principal, a má distribuição da riqueza gerada no país, a burla e a corrupção. Mas é o que temos infelizmente e JPP sabe bem do que estou a falar. 04.10.2020   Sandra. MODERADOR: Não se "frequenta" a classe operária. Ou se pertence à classe operária, ou não se pertence. Veio-me à ideia aqueles ou aquelas, sei lá, que iam para uma praia, "brincar aos pobrezinhos". 03.10.2020   Aónio Eliphis EXPERIENTE: Exactamente cara Sandra. É tão romântico ver a burguesia fazer passar-se por proletário. 03.10.2020     Sandra. MODERADOR: Aónio, "A Fábrica do Nada". Aconselho vivamente. 03.10.2020   orion EXPERIENTE: O PCP nada tem a ver com a Rússia, Venezuela e Coreia do Norte. João Ferreira dixit. Radicais de direita e esquerda: refresquem-se. A noite já vai longa. Bom dia. 03.10.2020   chagas antonioEXPERIENTE: Excelente filme, Sandra! Refrescante e profundo ao mesmo tempo. E musical! 03.10.2020     DemocrataXXI EXPERIENTE: Ah, ah, ah muito bem visto Sandra. 04.10.2020    G.A..514866 INICIANTE: Se alguém de um estatuto ou de uma origem diferente de outros, sentir empatia pelos seus problemas e quiser pensar e actuar sobre eles, é perfeitamente normal que queira visitar o local onde essa população vive e trabalha. Nunca poderá dizer que é um deles, mas o trabalho de campo é isto mesmo e não tem nada que ver com ir ao Zoo. Deixem-se de complexos do pobrezinho. 04.10.2020  Aónio Eliphis EXPERIENTE Durante a revolução francesa havia revolucionário de origens aristocráticas que andavam descalços na rua para se passarem por plebeus. Pacheco Pereira foi ao Barreiro, para ver como viviam aqueles que jurava defender politicamente. 03.10.2020    orion EXPERIENTE: Você de 1789 só se apercebe dos aspectos pitorescos. O resto, para si, é negócio. Cure-se. 03.10.2020    chagas_antonio EXPERIENTE: No Barreiro não existem só arquivos: existe uma reserva de sabedoria e de participação cívica, que pode e deve ser explorada e aproveitada nos tempos difíceis que se avizinham. Obrigado pela lucidez, JPP. 03.10.2020   julio amado INICIANTE: Onde houver um mineiro, onde viver um operário, cada terra é um Barreiro, do barro do proletário' - Ary dos Santos 03.10.2020     

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