quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Regozijo

 

O seu texto, Dr. Salles, deu-me, sobretudo, prazer, pela retoma da escrita. Quando passa bastante tempo sem escrever, julgo que todos temos o mesmo sentimento de receio pela sua saúde. A sua “Declaração” aponta-o, uma vez mais, como pessoa de honra e de força de carácter, que admiro.

DECLARAÇÃO

HENRIQUE SALLES DA FONSECA

A BEM DA NAÇÂO, 22.10.20

Aqui, o dono da «casa» sou eu, e se, sendo aberta ao público, todos a podem visitar, nela só toma assento quem eu permito.

Actualmente, os textos publicados são apenas da minha autoria uma vez que a maioria dos outros Autores - que tanto me ajudaram a fazer este blog - se instalaram nas suas próprias «casas».

Quanto aos comentários, divido-os em três categorias:

Os substanciais, que equiparo a «textos de Autor»;

Os lacónicos, de simpatia, de aprovação ou de cordata rejeição;

Os que, pela forma ou pelo conteúdo, rejeito e não publico.

* * *

Os habitués desta «casa» sabem que sou cordato, republicano não jacobino e democrata cristão não religioso e sabem também que não tolero faltas de respeito a ninguém, tanto meu correligionário como adversário, amigos, conhecidos ou terceiros que não conheça sequer pessoalmente, figuras públicas ou cidadãos comuns.

Vem tudo a propósito de dois comentários que rejeitei nos quais havia referências que considerei negativas ao Duque de Bragança, D. Duarte Pio, a quem reconheço um notável Sentido de Estado e que, embora tenha uma opção de Regime oposta à minha, me merece as mais altas estima pessoal e consideração institucional.

Sim, na minha «casa» só se senta quem eu quero.

22 de Outubro de 2020

Henrique Salles da Fonseca

COMENTÁRIOS:

Francisco G. de Amorim 23.10.2020: BRAVO ! É assim que se ensina: resposta rápida e correta.

Henrique Salles da Fonseca, 23.10.2020: Concordo e assino por baixo. José Guerra

Adriano Lima 23.10.2020: Este esclarecimento é útil mas só o será necessariamente para quem não conhece ou tem dúvidas sobre a linha editorial que preside a este blogue. Todos os textos aqui publicados sempre se nortearam por um elevado espírito construtivo visando o que para o autor é o interesse nacional. E o que para ele é o interesse nacional dificilmente poderá colher opinião divergente porque o proselitismo político-partidário nunca aqui interveio com o intuito de manipular ou distorcer a verdade. É evidente que cada um terá a sua própria ideia do que é o interesse nacional, e outra coisa não seria de esperar numa sociedade democrática. Contudo, sempre se percebeu que o Dr. Salles da Fonseca vai ao fundo dos problemas e analisa-os e propõe soluções procurando uma abordagem científica, munido apenas do seu saber e da sua longa experiência, sem obediência a credos políticos ou cartilhas partidárias. Desta forma, forçoso é reconhecer que este blogue faz bem jus ao seu nome: “A Bem da Nação”. Esta é a razão por que sempre o frequentei e não deixarei de frequentar. Os temas são diversos e até os há que nos deliciam ou divertem pelas profundas reflexões a que somos convidados ou pelas viagens por várias paragens do planeta que connosco o autor partilha quando aqui publica os seus “diários de bordo”, com proveito para a nossa bagagem cultural. Depois, a qualidade literária é um delicioso tempero destas páginas, o que é particularmente útil numa altura em que o trato da nossa bela língua não vive os seus melhores dias. Continuemos, Dr. Salles da Fonseca!

 

 

 

Nenhum comentário: